No último dia 14 a tão aguardada lista de indicados ao Oscar foi anunciada. E pela primeira vez na história uma película colombiana entrará na disputa pela estatueta. Se trata do filme “O abraço da serpente” do diretor também colombiano Ciro Guerra. A indicação vem premiar um momento especial do cinema em nosso vizinho; nos últimos anos o cinema colombiano vem ganhando destaque no cenário internacional, e a cereja do bolo pode vir no próximo dia 28 de fevereiro em Hollywood.
Filmada em preto e branco na Amazônia, o filme retrata a história de um xamã, último sobrevivente de sua tribo, que decide sair de seu isolamento voluntário para acompanhar um pesquisador alemão em busca de uma planta sagrada.

Ainda não tive a oportunidade de assistir, (porque a estreia para o Brasil está prevista para março), mas pelo que li parece ser aquele tipo de filme, que além de comovente, nos faz viajar para outros mundos que existem aqui mesmo em nosso planeta.
O Brasil está de fora da disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro, o excelente “Que horas ela volta” não entrou na lista final dos indicados. Mas com certeza nossa América Latina estará muito bem representada, afinal, “O Abraço da Serpente” é totalmente sul-americano, o filme tem coprodução argentina e venezuelana e foi gravado com uma equipe que inclui mexicanos e peruanos na região na divisa entre Brasil e Colômbia.
Deixe um comentário