O tango, o futebol, os alfajores, o cinema, são alguns dos principais ícones culturais da nossa vizinha Argentina. Dentro desse seleto grupo podemos incluir também o filete porteño. Não, não se trata de um tipo de corte de carne, como o nome faz lembrar, o filete é uma arte decorativa nascida em Buenos Aires.
Assim como o tango, não se conhece uma data específica nem um fundador para o filete. Acredita-se que imigrantes italianos foram os introdutores da arte no país, a tradição foi sendo passada através das gerações e foi se tornando parte da paisagem na capital porteña.
No começo era usado para decoração de carros eautobuses. Depois foi ganhando os mais variados contornos desde fachadas de lojas, até na decoração de objetos, dando um colorido especial a vários bairros da cidade. Além dos desenhos e das cores, o filete pode vir acompanhado de frases da sabedoria popular argentina, o que torna a arte ainda mais original.
Quem for a Buenos Aires não pode deixar de dar uma mirada especial nesta arte tão peculiar, que no dia 01 de dezembro de 2015, foi eleita Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Deixe um comentário