Do caribe para o mundo

Em um post anterior  falei um pouco sobre o filete porteño, arte decorativo argentino, que ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco no dia 01 de dezembro de 2015.  Mas não foram somente os argentinos que tiveram motivos para celebrar nesse dia.   Nossa vizinha do Norte,  Colômbia, também teve um símbolo cultural reconhecido pela Unesco nessa mesma data, me refiro ao vallenato. 

Se trata também de uma arte, mas musical. O vallenato é um estilo que surgiu na região do Caribe no início do século XX. Sua origem é humilde: começou com camponeses e pastores que viajavam nas regiões mais remotas do país, contando histórias, levando recados,  notícias e fazendo canções que duravam dias, tradição que se mantém até hoje com as chamadas parrandas. 

O som do vallenato tem influência indígena, africana e européia.Os instrumentos utilizados são o acordeão, la caja ( um pequeno tambor) e la guacharaca, pedaço de madeira com perfurações de onde se extrai o som.   É considerado um filho da cumbia  e tido por muitos como o estilo mais colombiano de todos atualmente.

festivalvallenato_uno_guru
Festival anual do Vallenato – Imagem Reprodução Internet

Todos os anos, desde 1967, no mês de Abril, é realizado o Festival de La Leyenda Vallenata na cidade de Valledupar, capital do departamento de César.

Se você ficou curioso pra ouvir como funciona na prática essa grande mistura, assista esse vídeo do cantor Carlos Vives, um dos principais representantes do chamado novo vallenato:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: