Quebrando tabus

    O Uruguai é um dos países que mais chama atenção no cenário global pelo seu pioneirismo em questões polêmicas como o aborto e a legalização da maconha. Se voltarmos mais no tempo descobrimos que nosso pequeno vizinho foi um dos primeiros também a legalizar o divórcio tema que, por incrível que pareça, era tabu há algumas décadas atrás. Mantendo a tradição de estar na vanguarda, em Montevidéu foi inaugurado em dezembro do ano passado o primeiro museu da Cannabis da América do Sul.  O  intuito é mostrar vários aspectos da planta,  que vão muito além do consumo para recreação.  O museu está localizado em uma casa, quase centenária, no bairro Palermo.

    O projeto ficou a cargo do engenheiro agrônomo Eduardo Blasina.   De acordo com o engenheiro  o que faz realmente a planta ser interessante é a diversidade de usos que ela possuiu ao longo da história:  Serviu de alimento,  forneceu cordas para os caçadores já que o material tem grande resistência, além de ter servido também  para confeccionar vestimentas e também para fazer papel. Atualmente a cannabis está sendo utilizada até mesmo para fornecer materiais para impressoras 3D.

buen uso

    Ao entrar no museu o vistante pode ver cosméticos, pomadas, azeites,  shampoos e também medicamentos feitos a partir da planta. Além de muita informação o local oferece um espaço menos convencional onde se localiza uma espécie de jardim botânico. Nessa área se encontram exemplares de pés de maconha, café, mate, tabaco, muitos frutos nativos e uma coleção de vários cactos. O objetivo é ressaltar também a importância cultural de outras especies populares no país. Por isso será inaugurado um “Mate Bar” para que aqueles que visitem o museu possam provar a típica bebida uruguaia.

    Se você estiver planejando uma viagem à Montevidéu vale a pena incluir esse novíssimo e inusitado museu na sua lista de lugares para conhecer 😉

 

Fonte: Jornal El País – Uruguai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: