O sucesso do cantor colombiano pode ser explicado na universalidade da sua música: J. Balvin tem um som bem universal mistura reggaetón com outros ritmos caribenhos africanos e eletrônicos. Mas talvez o que mais se destaca no seu trabalho é o fato de suas letras se afastarem das formas clássicas do reggatón e se aproximarem de uma narrativa mais global e romântica. “Minha música não discrimina a ninguém”, canta en “Mi Gente”.
O ‘boom’ da música latina
Esta é a primeira vez que dois temas latinos encabeçam a lista de canções mais escutadas no Spotify em todo o mundo. E “Mi gente” está entre as 10 primeiras nos Estados Unidos e Reino Unido.
A pergunta que fazemos nesse momento é: Qual seria motivo do êxito mundial da música latina, especialmente em países pouco interessados nas em canções em espanhol?
O responsável da Universal Records, Lucian Grainge, acredita que a reprodução por streaming é responsável por proporcionar a artistas latinos uma difusão que nunca haviam recebido nas estações de rádio conservadoras em outros idiomas. O streaming mudou o modo de descobrir e consumir música. O Spotify também está promovendo ativamente o consumo de música latina em outros países como Alemanha, Itália, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos.
“Ocorre um efeito dominó. Quanto mais canções colocamos nas listas globais, mais as pessoas se acostumam a escutar em diferentes idiomas” – indicou à revista Billboard Rocío Guerrero, responsável pela cultura latina no Spotify.
Espero que esse efeito dominó continue se estendendo pelo mundo, afinal, a boa música não pode ter fronteiras 😉
Fonte: BBC Mundo
Confira o vídeo oficial de “Mi gente” no link abaixo:
Deixe um comentário