O boom da música latina

O momento nunca esteve tão favorável para as músicas latinas no mercado mundial: Desde o  mês de abril, “Despacito” de Luis Fonsi foi o tema más reproduzido  na internet em todo o mundo semana após  semana até agora….

E para nossa surpresa e alegria a canção que tomou o primeiro lugar das paradas virtuais também é em espanhol 😀

“Mi Gente”, do colombiano J Balvin, ocupa desde o dia 31 de julho a primeira posição  da lista global dos sucessos mais  escutados diariamente na  plataforma de streaming Spotify.

Lançado em junho o número total de reproduções  de “Mi Gente” ainda está distante do recorde  histórico conseguido por “Despacito”. Mas está indo no caminho certo: Já está em terceiro lugar entre os mais vistos no Youtube e soma atualmente mais de 383 milhões de reproduções.

J Balvin 1

O sucesso do cantor colombiano pode ser explicado na universalidade da sua música:  J. Balvin tem um som bem universal mistura reggaetón com outros ritmos caribenhos africanos e  eletrônicos. Mas talvez o que mais se destaca no seu trabalho é o fato de suas letras se afastarem das formas clássicas do reggatón e se aproximarem de uma narrativa mais global e romântica.  “Minha  música não discrimina a ninguém”, canta en “Mi Gente”.

 

O ‘boom’ da música latina

Esta  é  a primeira vez que dois temas latinos encabeçam a lista  de canções mais escutadas no  Spotify em todo o mundo. E “Mi gente” está  entre as 10 primeiras nos Estados Unidos e Reino Unido.

A pergunta que fazemos nesse momento é: Qual seria motivo do êxito mundial da música latina, especialmente em países pouco interessados nas em canções em espanhol?

O responsável da Universal Records, Lucian Grainge, acredita que a reprodução por streaming  é responsável por  proporcionar a artistas latinos uma difusão que nunca haviam  recebido nas estações de rádio conservadoras em outros idiomas. O streaming mudou o modo de descobrir e consumir música. O Spotify também está promovendo ativamente o consumo de música latina em outros países como Alemanha, Itália, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos.

“Ocorre um efeito dominó.  Quanto mais canções colocamos nas listas globais, mais as pessoas se acostumam a escutar em diferentes idiomas” –  indicou  à revista Billboard Rocío Guerrero,  responsável pela cultura latina no  Spotify. 

Espero que esse efeito dominó continue se estendendo pelo mundo, afinal, a boa música não pode ter fronteiras 😉

Fonte: BBC Mundo

 Confira o vídeo oficial de  “Mi gente” no link abaixo: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: