Você que deseja viajar para o velho e belo continente precisa estar ligado a essa informação – Devido ao aumento de problemas relacionados ao terrorismo e à imigração ilegal, a União Europeia aprovou uma resolução que cria um novo requerimento obrigatório para quem deseja visitar a região: O turista deverá se cadastrar no chamado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem ETIAS – na sigla em inglês.
Para se cadastrar no sistema ETIAS, o viajante deverá preencher um formulário online com seus dados pessoais, assim como responder a um pequeno questionário e pagar a taxa de processamento. As informações apresentadas por cada viajante serão comparadas automaticamente com outras bases de dados de segurança da União Europeia para determinar se existem motivos, ou não, para emitir a autorização de viagem. Caso não exista necessidade para uma análise mais aprofundada, a autorização será emitida automaticamente pouco tempo depois. Espera-se que assim aconteça na grande maioria dos pedidos. No entanto, se existir algum alarme ou um elemento que tenha de ser analisado, o pedido será processado manualmente pelas autoridades competentes e a resposta será emitida uma vez esta análise esteja terminada.
Uma vez aprovado o visto ETIAS será válido por 05 anos e servirá para múltiplas entradas no velho continente. Isso sim por um prazo máximo de 90 dias por cada 180 dias, o que quer dizer que por cada 6 meses você pode permanecer 3 dentro do Espaço Schengen.

O que é o Espaço Schegen?
O Espaço Schengen nada mais é do que um tratado de livre circulação de pessoas, que dá o direito de circular em 26 países da UE sem precisar passar por controle de passaporte (a não ser quando você chega de um país de fora ou quando você deixa a zona). Funciona como “fronteiras internas” de um único país, onde as viagens são consideradas domésticas. No entanto, o turista que não for cidadão ou residente de nenhum desses países deve portar obrigatoriamente o passaporte. Vale a pena ressaltar que o controle das fronteiras pode ser reativado por um país específico sempre quando exista algum risco para a segurança nacional.
Todos os países membros também compartilham das mesmas políticas de vistos e a duração da estadia de um turista é igual para todos os países. Entre os países mais conhecidos que fazem parte do Espaço Schegen estão: Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Suíça entre outros.
A nova determinação vai atingir turistas de 15 países latino-americanos. A lista é composta por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A boa notícia é que o novo visto começará a ser obrigatório somente a partir de 2021. Assim você terá tempo de sobra para se programar 😀
Fonte: Site BBC Mundo
Deixe um comentário