Enquanto por aqui no Brasil vivemos um momento muito turbulento na política e muitos direitos sociais estão sendo questionados, na capital da nossa vizinha Argentina, os jovens conseguiram um importante auxílio para o desenvolvimento deles como cidadãos. A Prefeitura de Buenos Aires lançou um cartão que fornece benefícios e crédito no valor de 250 pesos mensais para os jovens terem acesso a teatros, museus, cinemas, compra de livros ou fazer um curso voltado para a área cultural.
O lançamento aconteceu nesta terça dia 09 na sede do governo portenho. Estiveram presentes o chefe de gabinete Felipe Miguel, o ministro de Cultura da cidade, Enrique Avogadro e a ministra da Educação Soledad Acuña. O “Passe Cultural contempla 70 livrarias, 10 cinemas 25 teatros e diferentes centros culturais. Funciona como um cartão de débito e poderá ser usado somente nos locais credenciados. Para se inscrever no programa o aluno deve apresentar um certificado comprovando que está frequentando a escola regularmente.
“A iniciativa faz parte da visão transformadora que temos na cidade basicamente, para o desenvolvimento. É uma ferramenta de inovação em matéria de políticas culturais, como acontece na Espanha, Uruguai e outros países. Construimos o programa escutando os jovens, trabalhamos muito em equipe, fazendo diferentes tipos de pesquisas de campo, para conhece-los e entende-los melhor. Nos deparamos com uma geração que já é protagonista em matéria cultural”, explicou Avogadro, entusiasmado com a iniciativa.

“Queremos dar uma resposta a esse anseio por cultura dos jovens. O programa vai estar à disposição de todos os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e nacionais da cidade. Todos os meses terão uma quantia que estará disponível para incentivar o consumo cultural. Atende a um desejo de independência e autonomia deles. Todos já tivemos 16 anos e desejávamos ter essa liberdade também”, acrescentou.
“Nós queremos que os adolescentes disfrutem de toda diversidade cultural que Buenos Aires oferta” – ressaltou o chefe de gabinete da cidade Felipe Miguel.
Muito bacana a iniciativa né? Investir em cultura é também investir em educação 😉
Fonte: Site Jornal El Clarín
Deixe um comentário