Na última terça-feira dia 7 de novembro aconteceu as chamadas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos da América. Nesse pleito são escolhidos os senadores, deputados e governadores de Estado, diferente do que ocorre no Brasil, por exemplo, onde os congressistas são escolhidos junto com o presidente da república.
O Partido Republicano, de Donald Trump, perdeu a maioria da Câmara de Deputados. Essa vitória dos democratas tira de Trump a hegemonia no Congresso, mesmo os republicanos tendo vencido no Senado. E apesar de todo o discurso negativo do atual presidente em relação aos latinos, eles tem cada vez mais representatividade quando o assunto é votação. E esses votos parecem ter feito falta ao partido do presidente nesse momento não é mesmo?
De olho nessa parcela importante da população, democratas e republicanos se empenham em mobilizar os latinos que tem cidadania a exercer seu direito ao voto, gravando até mesmo mensagens em espanhol. Veja abaixo alguns mapas que demostram como está distribuída a população latina pelo país.
Cidades dos Estados Unidos com maior população latina:
Dos mais de 325 milhões de habitantes dos Estados Unidos, quase 59 milhões são de origem latina, cerca de 18% da população. O México é, de longe, o país mais representado com mais de 60% do total.
Em seguida vem Porto Rico, Cuba, El Salvador e República Dominicana.

E com representações menores siguem nesta ordem: Guatemala, Colômbia, Honduras, Equador, Perú, Nicaragua, Venezuela, Argentina, Panamá, Chile, Costa Rica, Bolívia, Uruguai e Paraguai.
Os dez Estados com maior população latina são: Califórnia, Texas, Flórida, Nova York, Illinois, Arizona, Nova Jersey, Colorado, Novo México e Georgia.
Veja nestes dez mapas de forma detalhada quais são as áreas metropolitanas do país com maior população latina y seus distintas origens*.
Mexicanos na Califórnia
A Califórnia é o Estado com maior número de latinos, com predominância de mexicanos, como podemos ver nos mapas das zonas urbanas de Los Ángeles, Riverside-San Bernardino e San Francisco:
Texas também com sotaque mexicano
O Texas, como outro dos grandes estados que fazem fronteira com com o México, tem quase 40% de população latina. Em uma das grandes áreas urbanas com mais sotaque acento español, o mais comum, novamente é mexicano.
Mudanças no norte
À medida que nos afastamos da fronteira entre EUA e México, as populações latinas que vivem no país são mais variadas.
Em Chicago, os mexicanos voltam a ser maioria, mas os portorriquenhos contam com quase 10% de representação do total de população latina.
A Pequena Habana na Florida
O caso da Flórida, em especial do Condado de Miami Dade, no sul do Estado, é muito particular porque mais da metade dos latinos são cubanos. E nos últimos anos tem aumentado consideravelmente a presença venezuelana no Estado do sol, algo que ficará mais evidente no próximo censo oficial, em 2020.
Novamente o México
Para concluir veja os dados de outro estado que faz fronteira com o México , o Arizona. Onde o debate sobre imigração teve muita relevância nas eleições em 2016, (sendo que a candidata Hillary Clinton venceu alí).
Como podemos observar nos mapas quem deseja alcançar os votos dos latinos, não se trata de um voto homogêneo, sendo assim, o discurso para atrai-los deve ser diversificado assim como o público é.
*Os dados são da Oficina do Censo dos Estados Unidos e correspondem a 2017. Os porcentagens têm um margen de reajuste de 4%.
PS. Poderiam ter incluído a população brasileira também não é? Afinal também somos latinos… 🤔
Fonte: Site BBC Mundo e Portal Uol.
Deixe um comentário