Bons dias

Você que estuda, ou já teve contato com a língua espanhola, com certeza já deve ter reparado que as expressões usadas para cumprimentar  as pessoas nas diversas horas do dia, no idioma de Cervantes, são ditas em plural: Buenos días, Buenas Tardes e Buenas Noches. E, por acaso, você já se perguntou porque somente o espanhol, entre as demais línguas vindas do latim é a única que tem essa orientação?

A BBC disponibilizou um vídeo didático com algumas teorias que explicariam esse fenômeno da língua castelhana.  Veja quais são elas:

  • A primeira, e mais apoiada entre todas, sustenta que nas suas origens, a saudação original era uma frase maior: “Buenos días os dé Díos”, que foi se reduzindo ao longo do tempo. A expressão fazia referência aos dias de forma sucessiva, e não somente ao dia presente. Essa é, inclusive, a versão oficial da Real Academia Espanhola.
  • A segunda teoria aponta que as saudações em espanhol se construíram por analogia às horas canônicas (maitines, laudes o víspiras) que eram  expressões usadas em plural. Na idade Média, a divisão do tempo seguia o ritmo das rezas nos monastérios.
  • A terceira tese sustenta que essas formas em plural não são usadas para indicar quantidade, mas sim, intensidade, e que outras expressões da língua seguem a mesma linha como: gracias, saludos e felicidades.

Apesar das formas em plural serem mais usadas, a Real Academia Espanhola também reconhece como corretas as expressões em singular: Buen día, Buena tarde y Buena Noche.

O que você achou das três teorias? Todas me pareceram bem interessantes e plausíveis.

  ¡Muy buenos días hoy y siempre!  ☀️ Hasta la semana que viene 😎

Fontes: BBC Mundo e 20Minutos.es

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: