O governo uruguaio decidiu renovar o pacote de medidas de estímulo ao turismo que isenta os estrangeiros não residentes que passam pelo país de pagar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) em serviços como hospedagem, aluguel de carros sem motoristas, serviços gastronômicos (como restaurantes, bares, etc.) e aluguel de imóveis. A decisão visa impulsionar o turismo na reabertura das fronteiras do país após a pandemia de covid-19.
Os descontos, que anteriormente chegavam a até 18,5%, serão de até 22%, de acordo com o jornal La Nación. O secretário da presidência, Álvaro Delgado, ainda anunciou ao El País no final de setembro, uma série de medidas compensatórias que visam estimular o turismo, especialmente por parte de brasileiros e argentinos.
Entre elas está um desconto de impostos em combustíveis que chega a 24% nas cidades em até 20 quilômetros da fronteira, com o objetivo de evitar que uruguaios e estrangeiros tenham que entrar no Brasil ou na Argentina para abastecer e precisem realizar o teste do tipo PCR na volta, um processo que encarece e torna mais lenta a circulação de pessoas entre os países.

De acordo com o Ministério do Turismo uruguaio, é preciso pagar pelo combustível com cartão de crédito ou débito para receber o desconto. Turistas, no entanto, podem aproveitar ainda o incentivo em lojas que façam parte do programa Tax Free do governo. Com as notas fiscais em mãos, é possível receber um reembolso parcial dos impostos em aeroportos ou postos de fronteira.
O Uruguai voltará a receber brasileiros não residentes no país a partir de 1º de novembro. Aqueles com propriedades em território uruguaio foram liberados para retornar em 1º de setembro.
*Com informações de: Uol Notícias
Deixe um comentário