Se você tem vontade de morar, ou viajar à Espanha como turista, precisa saber que além do espanhol, também chamado de castelhano, você vai ouvir por lá diversas outras línguas e dialetos (não se assuste rs). Historicamente, a Espanha é a união de povos e culturas distintas. Isso se materializa até hoje na multiplicidade e riqueza linguística que se encontra neste país da Península Ibérica.
Um dos principais eventos históricos que influenciaram as línguas dos povos dessa região foi a invasão e ocupação do império romano. Isso fez com que praticamente todos os idiomas na Espanha adquirissem raízes latinas. No entanto, há vários termos provenientes dos árabes, por exemplo, que ocuparam a Península por um bom tempo.
Apesar do espanhol (castelhano) ser compreendido em todo o país, existem outras línguas diferentes que são faladas nas diversas regiões, elas são chamadas de idiomas co-oficiais. Entre elas podemos citar: o catalão, o basco ou euskera e o gallego, que é muito semelhante ao português.
Além desses outros idiomas, ao viajar por esse surpreendente país, podemos escutar alguns dialetos, como o murciano e o canário. Para quem está confuso em relação às diferenças entre idioma e dialeto: Se denomina idioma uma língua de um povo ou nação, ou comum a vários países, que tem gramática e literatura próprias, enquanto os dialetos derivam de uma língua pré-existente.
Nesse vídeo do canal “Fazendo as malas – morar na Espanha, você vai aprender com essa família brasileira sobre a riqueza linguística espanhola. 🇪🇸
Fontes: Blog Conexão Europa e Canal Fazendo as malas – morar na Espanha – Youtube.
Deixe um comentário