O mês de fevereiro começou bem para os amantes da arte que vivem ou estarão de passagem pela capital paulista: A cidade de São Paulo recebe, a partir da quarta-feira (1º), duas exposições imersivas de ícones mundiais das artes visuais: a mexicana Frida Kahlo e o britânico Banksy.
- As instalações estão no Shopping Eldorado, na Zona Oeste da capital, e ficam em exibição até 30 de abril de 2023;
- Os ingressos são vendidos separadamente, variam de R$ 45 (meia-entrada) a R$ 170 (experiência VIP);
- E podem ser adquiridos no site da Eventim.
Frida Kahlo: uma biografia imersiva
A exposição sobre Frida Kahlo, ícone da arte e do feminismo, chega a São Paulo após ter passado por Europa, Estados Unidos e ter estreado no Brasil por Salvador, na Bahia. “Por meio de coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador e música original, o público é convidado a um mergulho nos momentos mais relevantes da vida da artista mexicana e nos valores e ideais que fazem sua obra reverberar nos tempos atuais ainda com mais força”, informou a assessoria do evento.
- A mostra é composta por dez ambientes em um espaço de 2.000 m²;
- A duração é de cerca de 90 minutos;
- Alguns destaques são:
– “O Instante”: holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou a vida de Frida;
– “O Sonho”: uma instalação que tenta reproduzir imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras; - O destaque é o salão principal, que tem 1.000 m² de telas projetáveis pelo chamado “Universo de Frida”, onde o expectador se “mistura às obras”.
The Art of Banksy
Já a exposição The Art of Banksy reúne mais de 150 obras do artista entre originais, certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de vídeo. Alguns dos trabalhos foram reproduzidos para a exposição a partir da técnica de estêncil de Banksy.
- As obras estão distribuídas em 14 ambientes;
- Há uma sala dedicada à Ucrânia, que reproduz intervenções recentes feitas em uma área bombardeada na guerra com a Rússia;
- Algumas das obras expostas são: “Gangsta Rat”, “Flying Copper”, “Kate Moss”, “Kissing Coppers”, “Monkey Queen”, “Bomb Hugger”, “Game Changer” e as icônicas “Flower Thrower” e “Ballon Girl”;
- Um documentário em vídeo em um ambiente único oferece aos visitantes informações sobre a vida e a obra do artista.

“A mostra foi preparada para que, em vários momentos, as pessoas consigam se sentir inseridas no ambiente de algumas de suas criações, estejam com ele no momento e no local em que sua arte foi gerada. Entre elas, seu trabalho mais recente, a intervenção feita por ele na Ucrânia”, contou Rafael Reisman, produtor executivo da exposição, realizada em parceria com Muse Entertainment, Events e EEG.
Vale muito apena conferir as duas exposições 😉
*Com informações de Portal G1 e Canal Band Jornalismo – Youtube
Deixe um comentário